segunda-feira, 22 de março de 2010

"SeM TítulO"


Tão lindo
Romântico
e triste.
Tão frágil que
Facilmente
é apagado pelas ondas...

21 de Março - Dia Internacional contra Discriminação Racial



21/03 Dia Internacional Contra Discrimonação Racial - Shaperville não foi em Vão



UM DIA PARA LEMBRAR. UMA INFÂMIA PARA ESQUECER>

De um protesto legítimo nasceu o masssacre de Shaperville, dia que entrou para a história como um dos mais vergonhosos da humanidade

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joannesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".

Segundo o ex-secretário geral da ONU, KofiAnnan, "desde os insultos nas escolas até as decisões de contratação ou demissão no local de trabalho, desde a cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação social ou a polícia, até as desigualdades na prestação de serviços públicos, o tratamento injusto de grupos étnicos ou raciais não só é comum nas nossas sociedades como é, frequentemente, aceito passivamente. É inegável que este tipo de racismo cotidiano subsiste. Mas é escandaloso que ninguém o conteste".

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - registrou em seu relatório anual sobre a discriminação racial no país que, para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. "Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação".

"O tratamento injusto de grupos étnicos não é só comum como é aceito passivamente. É inegável que este tipo de racismo cotidiano subsiste. Mas é escandaloso que ninguém o conteste"


Fonte: http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/130/artigo127852-1.asp

domingo, 21 de março de 2010

Pós Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - UFJF


É com muita alegria e entusiasmo que venho partilhar com meus amigos a minha felicidade em ter iniciado mais um grande projeto em minha vida.

Fui selecionada para um dos cursos de Pós Graduação de mais respondabilidade social do momento na Universidade Federal de Juiz de Fora. A primeira turma da Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: Educação para as Relações Étnicos-Raciais.

Conto com as orações de vocês para que tudo transcorra bem nessa minha nova jornada!

Beijos Carinhosos!!!!!